Tratando Esporão de Calcâneo com Acupuntura
Os pés, partes fundamentais para a sustentação corporal e para a locomoção, constituem estruturas complexas do corpo humano, formadas por diversos ossos, músculos, tendões e bursas. Além disso, os pés possuem formato anatômico, com um arqueamento na sola, o que favorece a distribuição do peso corporal, o equilíbrio e a deambulação (ato de caminhar ou correr).
Se os calcanhares são expostos a impactos excessivos ou a peso em demasia (obesidade), ou ainda submetidos a maus-hábitos, como o de pisar de forma incorreta no solo, pode ser desencadeada uma formação óssea anormal.
O esporão de calcâneo é uma exostose (crescimento ósseo anômalo) que se origina no ponto de inserção da fáscia plantar na tuberosidadesub-calcânea. A melhor identificação deste tipo de exostose se faz pelo nome de esporão subcalcâneo, para diferenciá-lo do esporão retrocalcâneo, que se forma na inserção do tendão de Aquiles.
É comum diagnosticar o Esporão de Calcâneo por meio de exame físico. A sintomatologia básica é o quadro de dor na região inferior / lateral do calcâneo, o que impede, de forma muitas vezes severa, o caminhar normal. A dor se manifesta mais intensa principalmente pela manhã, ao acordar e colocar o pé no chão, ou ao iniciar a deambulação, após permanecer sentado por algum tempo. A ocorrência de fasciteplantar concomitante é freqüente, o que leva o paciente a apresentar dor em toda parte inferior do pé.
Mas a existência de esporão de calcâneo assintomático (sem dor) é possível. O aparecimento de sintomatologia dolorosa pode ser desencadeado por trauma.
O tratamento com Acupuntura utiliza agulhas e moxabustão em pontos fora de meridianos principais, localizados no calcâneo. Os resultados são altamente satisfatórios com melhora acentuada da DOR (acima de 80%) percebida pelo paciente já na primeira sessão.