A enxaqueca é um dos tipos de cefaleia (dor de cabeça). A enxaqueca se caracteriza por uma dor pulsátil em um dos lados da cabeça (às vezes dos dois), geralmente acompanhada de fotofobia e fonofobia, náusea e vômito. A duração da crise varia de quatro a 72 horas, podendo ser mais curta em crianças.
A acupuntura é, portanto, uma forma eficaz para combater a enxaqueca, uma das dores de cabeça mais fortes e uma das doenças mais incapacitantes do mundo, que afeta entre 10 e 20% da população.
É importante que o paciente procure um médico antes de qualquer tratamento, já que o diagnóstico é feito pelo histórico clínico e exame físico porque nenhuma alteração aparece nos exames laboratoriais de imagem e as dores de cabeça podem ser até resultados de doenças mais graves.
Em alguns casos, o tratamento da enxaqueca deverá ser dividido em duas partes. O tratamento das crises de enxaqueca e o preventivo das crises. Cabe ressaltar que as pesquisas realizadas até 2011 não apontam um resultado bom do uso da acupuntura durante as crises de enxaqueca. Portanto, nas crises de dor, a acupuntura poderá apenas estar associada aos analgésicos. Durante as crises, o uso de medicamentos é ainda a melhor opção.
Quando é indicado o tratamento de acupuntura, os pontos escolhidos poderão estar localizados em qualquer parte do corpo, tais como: cabeça, tronco, mãos, pernas e pés. Muitos pontos não deverão ser os mesmos em todos os pacientes. Cada pessoa adoece de uma maneira diferente. Portanto, os pontos de acupuntura e tipos de estímulos a serem utilizados podem variar de uma sessão para outra e muitas vezes será colocada estimulação elétrica nos pontos sobre as agulhas para potencializar os efeitos da técnica.