Parkinson - Tratamento através da Acupuntura
A Doença de Parkinson ( DP) é um distúrbio Neurodegenerativo crônico e progressivo
do sistema nervoso central (SNC) caracterizado pela acentuada diminuição dos níveis
de dopamina (DA) da substancia negra do cérebro, considerada uma doença idiopática,
Ela atinge mais comumente os indivíduos do sexo masculino entre 40 e 70 anos de idade um pico na sexta década de vida, sendo suas manifestações clinicas características com: tremor, rigidez muscular, instabilidade postural.
Clinicamente o tremor é descrito como um tremor em repouso, que para durante a marcha, esforço mental e em condições de estresse emocional, já a rigidez é definida como uma hipertonia muscular que gera limitação nos movimentos e, em alguns casos conduz a sensação de dor.
A instabilidade postural é considerada uma conseqüência da soma de sintomas acima descrita, que leva a perda de reflexos posturais.
Os pacientes assumem uma postura padrão, caracterizada pela cabeça em ligeira flexão, tronco levemente inclinado para frente, flexão moderada da articulação do joelho e do cotovelo, e com aumento pinça digital das mãos.
Acupuntura é uma Técnica milenar oriental, desenvolvida na China que visa o reequilíbrio da energia Vital, através do uso de agulhas finíssimas e apropriadas espalhadas por todo corpo, cujo objetivo final é restabelecer a saúde; por se tratar de uma técnica muito antiga foram desenvolvidos diversos métodos de tratamento através da Acupuntura, dentre elas os micro-sistemas como Acupuntura Auricular, Abdominal e Acupuntura nas mãos e a Craniana.